Câmara de Vereadores de São João Batista Investiga Irregularidades em Concurso Público
Candidatos Denunciam Falhas em Provas e Pedem Anulação do Certame
03/06/2024 @ 19:39

Na última sessão ordinária de maio, realizada no dia 27, a Câmara de Vereadores de São João Batista teve uma pauta carregada, dentre as demandas estavam; a denominação de uma nova rua e a investigação de supostas irregularidades em um concurso público recente.

Um dos pontos de destaque da sessão foi a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 07/2024, que denomina de "Rua Evy Egídio Cordeiro" a via localizada entre a Ponte Manoel Atanázio dos Santos e a Rua Ex-Combatente Narciso Cim, no bairro Centro. A emenda e o projeto foram aprovados em votação única.

Também foram discutidos e aprovados outros projetos, incluindo a concessão de incentivo tributário a uma empresa específica e a alteração do Plano Diretor do Município.

A sessão também foi marcada por uma série de denúncias apresentadas por candidatos que participaram do concurso público realizado no dia 26 de maio. Os candidatos relataram várias irregularidades que comprometeram a integridade do processo seletivo, tais como:

• Falhas nos Gabaritos: Durante a prova da manhã, os gabaritos distribuídos não continham a letra "E", embora as provas incluíssem alternativas de A a E. Essa falha gerou confusão e incerteza entre os candidatos.
  • Despreparo dos Fiscais: Os fiscais de prova demonstraram falta de conhecimento sobre procedimentos básicos, como a necessidade de acompanhar os candidatos até o banheiro, comprometendo a segurança e a equidade do concurso.
  • Ausência de Detectores de Metais: A ausência de detectores de metais nos banheiros levantou preocupações sobre possíveis fraudes.
  • Repetição de Questões: Algumas questões aplicadas na prova da manhã foram repetidas na prova da tarde, comprometendo a imparcialidade entre os diferentes períodos.
  • Distribuição Irregular de Gabaritos: No período vespertino, os gabaritos corretos foram distribuídos fora dos envelopes lacrados, o que é contra as normas de segurança para concursos públicos.

Diante dessas irregularidades, os candidatos solicitaram à Câmara de Vereadores que investigue a banca organizadora e os responsáveis pela contratação da mesma. Foi pedido que o certame seja cancelado e refeito, com a contratação de uma nova banca organizadora para garantir um processo justo e transparente.

Os vereadores acolheram as denúncias e se comprometeram a conduzir uma investigação sobre o concurso. A comunidade agora aguarda os resultados da investigação sobre o concurso público e as ações que serão tomadas para corrigir as falhas apontadas.

Câmara de Vereadores de São João Batista
Assessoria de comunicação: