Nelson Zunino
PP

Nelson Zunino Neto é natural de São João Batista. Filho de Almir Zunino e Maria Círia Aragão Zunino é casado há 24 anos com Suziani Santana Zunino, com quem tem a filha Ana. Espírito democrático, estilo empreendedor (organização e metas), aprecia ler, debater e aprender.

Advogado com escritório em São João Batista, é graduado pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Pós-graduado em Direito e Gestão Ambiental pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis – Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (CESUSC). Pós-graduado em Direito Eleitoral pelo Instituto de Desenvolvimento Democrático (IDDE) de Minas Gerais. Concluiu o Curso de Preparação para a Magistratura, pela Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina.

Foi assessor jurídico de câmaras de vereadores e prefeituras. Coordenou revisão de plano diretor municipal. Coordenou a municipalização de saneamento e abastecimento de água municipal. Participou como membro convidado de comissões parlamentares de inquérito municipais (CPI).

Tem experiência de vinte anos em Direito Eleitoral na condição de procurador de candidatos e partidos. Palestrante sobre reforma política, legislação eleitoral e improbidade administrativa. Participou da Comissão de Moralidade Pública da OAB/SC e de Câmara de Julgamento da OAB/SC. Foi Vice-Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC. Atuou na Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol de Santa Catarina. Já exerceu a função de vereador por três meses (PPS/Rede) em 2016. É membro do Instituto dos Advogados de Santa Catarina e da Academia Catarinense de Direito Eleitoral. É autor do livro Tempo Mínimo de Propaganda Eleitoral – edição 2020.

Foi soldado da Polícia Militar de Santa Catarina – 10º BPM, tendo recebido menção honrosa como melhor aluno-soldado pela Câmara de Vereadores de Blumenau. Atuou como coordenador de jornalismo na Rádio Nereu Ramos de Blumenau e radialista em programas de debates na Rádio Clube São João Batista. Foi colunista político e geral do Jornal Correio Catarinense, do Jornal Notícias do Dia e do Jornal A Crítica, tendo recebido por este último o prêmio ADJORI/SC de Jornalismo 2010 – Categoria Coluna.

É poeta, com prêmios e participações em eventos diversos. Esteve presidente da ABV – Associação Batistense de Veteranos, da SAT – Sociedade Amigos do Tênis, de São João Batista, e como tenista foi campeão estadual de Santa Catarina pela Federação Catarinense de Tênis na 6ª Classe B em 2006. Foi organizador de mais de vinte gincanas municipais e locais, apresentador de mais de cem eventos, incluindo bailes de debutantes e cerimoniais. Já executou o cargo de Diretor de Esportes da Esquadra Futebol Clube, de São João Batista.

Ocupou a presidência do PPS – Partido Popular Socialista - de São João Batista, da Rede Sustentabilidade de São João Batista e Santa Catarina.

Já exerceu o cargo de Presidente da Loja Maçônica São João Batista 3061, e membro do Lions Clube da cidade. É Procurador-Geral da Apae – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São João Batista e membro fundador do movimento PLAM – Português como Língua de Acolhimento em São João Batista em parceria com a UFSC que atende mais de 80 alunos haitianos. Há mais de 30 anos auxilia na constituição e organização de dezenas de associações civis esportivas, culturais e filantrópicas.

Em 2020 foi eleito vereador para a legislatura 2021-2024 em São João Batista, assumindo a liderança da bancada do Progressistas.