Vereador Teodoro se reúne com diretora do Hospital Monsenhor que destaca os serviços entregue a população
10/02/2023 @ 18:50

O vereador Teodoro Marcelo Adão se reuniu na tarde de sexta-feira, 10, com a diretora do Hospital Monsenhor José Locks, Luana Lira. O edil foi buscar informações sobre os trabalhos realizados na unidade hospitalar durante 2022. A diretora fez um tour com o edil por todas as instalações e apresentou as melhorias feitas no espaço físico como ampliação e reorganização de espaços como farmácia, depósitos, cozinha, áreas de descarte de materiais e nova sala e rota de esterilização e lavanderia.

Teodoro destaca que no ano de 2022, por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Carlos Chiodini foram aplicados na Saúde o valor de quase R$ 1 milhão. “Desse valor uma parte veio para o hospital para fazer cirurgias eletivas, como fomos a Brasília e solicitamos mais recursos para essa área, viemos até o hospital para conversar com as pessoas que estão aqui em atendimento e ouvi-las e também acompanhar como o valor foi aplicado”, destaca. Lira reforça que todos os dados repassados ao vereador de atendimentos e exames são executados com valores via SUS – Sistema Único de Saúde – e valor repassado pelo município.

No ano de 2022 foram feitas no hospital uma média de cinco mil atendimentos por mês, ou seja, cerca de 60 mil atendimentos. Com área total de 2.443m² o local possui 30 leitos. Os mesmos são divididos entre leitos clínicos, cirúrgicos, de saúde mental e maternidade, com taxa de ocupação média que varia de 60% a 80%.

Partos e atendimentos médicos

Lira destacou que em relação a atendimentos médicos mensais chegaram a uma média de 4 mil atendimentos. Já em relação a partos são cerca de 35 gestantes que dão à luz por mês, entre partos normais e cesarianas.

Atendimentos ambulatoriais

Também durante o ano passado os atendimentos ambulatoriais, conhecido atendimento realizado na Clínica do Povo, foram e são disponibilizadas consultas com 13 especialidades médicas. Já em relação a exames especializados foram ofertados 14 tipos, entre eles os de média complexidade:

Ultrassonografia

Endoscopia Digestiva Alta

Colonoscopia

Doppler arterial e venoso

Holter

Eletroneuromiografia

Eletroencefalograma

Raio X

Teste ergométrico

Retinografia

Espirometria

Nasolaringoscopia e

ecocardiograma.

Também são ofertados quatro exames de alta complexidade, são eles:

Ressonância Magnética,

Tomografia Computadorizada,

Cintilografia e

Densitometria Óssea.

Cirurgias eletivas

São nove as cirurgias eletivas, são elas: Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Cirurgia ginecológica, cirurgia ortopédica, Cirurgia de Otorrino, cirurgia de oftalmologia, proctologia e cirurgia de urologia. Mensalmente, são realizadas em média 900 consultas, 425 exames e 150 cirurgias.