Mulheres do Ano: Vanilda, é uma das fundadoras do grupo Guarda Anjo
25/04/2022 @ 16:13

Vanilda Vitorino, 56 anos, é uma das fundadoras do grupo Guarda Anjo, em São João Batista. Ela é daquelas pessoas que gostam de agir. Ao fazer um estudo bíblico, sentiu que não poderia ficar somente na teoria e foi logo para a prática. Percebendo que haviam mães que não tinham condições que adquirir os itens básicos para o nascimento dos filhos, teve a certeza que precisava ajudar.

Kits maternidade começaram a serem montados e entregues para as mães prestes a dar à luz. Sempre com apoio e doação de toda comunidade, nascia o Guarda Anjo.

Vanilda destaca que o grupo não leva somente a parte material, mas também a orientação, uma palavra de acolhimento, pois muitas dessas mulheres foram abandonadas pelos companheiros, pela família e se encontram em situação de vulnerabilidade emocional. “Além de todos os problemas, de não terem uma base familiar sólida ainda precisam conviver com os preconceitos impostos pela sociedade”, destaca.

A palavra mudança também faz parte da vida não só da Vanilda, mas também de todas que tem contato com o grupo. Seja na mudança de quem doa ou de quem recebe o que necessita.

Também durante essas entregas percebeu que muitas das mães não tinham o que comer, muito menos o que dá para os outros filhos. Diante de mais essa necessidade o grupo criou o sábado do pão e leite, onde recolhem doações de pães, leites e outros alimentos e levam na casa dessas famílias carentes.

Sempre disposta a ajudar, a voluntária é aquela que não deixa o grupo de abalar. As vezes os problemas e empecilhos do dia a dia acabam trazendo dificuldades, mas ela está sempre ali para agitar e não deixar a ‘peteca cair’.

Sobre o grupo

O grupo Guarda Anjo atua há dez anos em São João Batista. As voluntárias confeccionam kits maternidade para mães de baixa renda que não tem condições de adquirir itens básicos para os primeiros dias de vida dos filhos recém-nascidos. Também realizam o Sábado do Pão e Leite onde entregam os alimentos as famílias de gestantes, puérperas e crianças carentes que necessitam de ajuda para se alimentar.

Solenidade

A Sessão Solene de entrega dos títulos de Mulheres do Ano ocorrerá na quarta-feira, 09, com início às 19h30, no plenário Nelson Zunino, na Câmara de Vereadores.